A Arteterapia, prática que une os conhecimentos das áreas de artes, educação, psicologia e saúde, propõe a utilização das expressões artísticas como ferramentas de um processo (psico) terapêutico na medida em que soma ao ato criativo o caráter revelador do objeto produzido.

Através do desenho, pintura, colagem, modelagem, poesia, contos, dança, teatro etc, e da reflexão em torno do que é produzido, os conflitos internos passam a ganhar forma, sendo configurados e integrados, agora de forma consciente.

A materialização de imagens simbólicas permite o confronto e a consequente atribuição de significado às informações oriundas de níveis mais profundos e desconhecidos da psique. Transformando materiais, possibilita-se uma transformação no nível psíquico.

Contribuir para elevar a qualificação profissional de educadores, psicólogos, médicos, artistas, terapeutas ocupacionais e áreas afins através da aprendizagem e compreensão dos conceitos teóricos básicos da psicologia analítica aplicados à arteterapia.

Ao final do curso, o aluno deverá estar capacitado para desenvolver um trabalho com recursos expressivos e artísticos, na área de atuação de seu campo profissional, compreendendo e intervindo nas relações presentes a partir dos referenciais da psicologia junguiana.

  • Fundamentos da Psicologia Analítica (75h): estrutura e dinâmica psíquica; símbolos, arquétipos, função transcendente;
  • Psicologia Junguiana Avançada (75h): sonhos, mitos e contos de fadas; caixa de areia; alquimia; tipos psicológicos; processo de individuação.
  • Psicopatologia (60h): nosologia e critérios diagnósticos dos transtornos de humor, ansiedade e personalidade.
  • Fundamentos da Arteterapia (20h): histórico, pressupostos, conceituação, diferenciais e pilares da Arteterapia.
  • Expressões Artísticas (80h): processo criativo, vivência e estudo sobre as particularidades de algumas modalidades expressivas como Dança, Artes Plásticas, Música e Teatro.
  • Arte e Criatividade (20h): recentes pesquisas na área de Neurociências, principais teorias da criatividade.
  • Arteterapia Aplicada (100h): prática da Arteterapia com públicos específicos (criança, adolescente, área de saúde mental, idosos); mitos, contos de fadas, sonhos e caixa de areia associados à Arteterapia; estudo dos arquétipos (persona, sombra, anima/animus, self) aplicados à Arteterapia; leituras simbólicas.
  • Estágio Supervisionado (170h): prática clínica, supervisão de casos clínicos e orientação do TCC.

Coordenação: Psicóloga Clínica e Especialista em Arteterapia pela Universidade Denis Diderot – Paris VII – França.

Horário das aulas:

Sexta : 14h às 18h e das 19h às 22h

Sábado: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Curso destinado a Psicólogos e profissionais de nível universitário que atuem em arte, educação e saúde.

 

Mais informações
  • Mensalidade
  • R$550,00 (30 parcelas )

  • Carga horária

    600h

  • Nº de Disciplinas

    8

Mais cursos em destaque

Extensão

Mitologia e Violência contra a Mulher

A violência contra a mulher, tão presente nos mitos greco-romanos, reflete os contextos que produziram estas narrativas, e também nos mostra como elas não parecem pertencer ao passado. Reclusas, silenciadas, objetos de troca, de desejo e violência, as mulheres míticas, via de regra, estão vinculadas uma figura m [...]

Extensão

Uma vida que faz sentido – Destino como sina, hamartia e escolha

Somos constantemente subjugados por caprichos da vida, estando submetidos a um império de contingências independentes de nossa deliberação, mas que podem contar com aquilo que os romanos antigos denominavam “Amor Fati” (“amor ao fado” – acolhimento da Sina). Os rumos de nossa vida são também direcio [...]

Escolha seu curso e inscreva-se