Dulcinéa Monteiro apresenta palestra sobre Psicologia do Envelhecimento

Jung afirma que “no adulto está oculto uma criança, uma criança eterna, algo ainda em formação, e que jamais estará  terminado, algo que precisará de cuidado permanente, de atenção e de educação.” E é sobre o viver e envelhecer bem, entendendo os processos biológicos e psicológicos, em busca de um sentido pleno para a trajetória natural da vida que Dulcinéa Monteiro, Psicóloga, Analista Junguiana, gerontóloga e professora convidada do Instituto Junguiano da Bahia, fala na palestra “Psicologia do Envelhecimento”.

Dados demográficos preveem que a população brasileira até o ano de 2030 será composta por mais de 40 milhões de pessoas idosas. E, de acordo com a psicóloga e analista junguiana Dulcinéa Monteiro, para envelhecer bem é necessário cuidar-se desde a juventude.

Neste vídeo, Dulcinéa Monteiro, apresenta conceitos que auxiliam o processo de entendimento da dinâmica da vida, a exemplo das curvas da Existência (Lei da Entopia x Lei da Ascenção – Leonardo Boff), as vivências do tempo- puer e do tempo-senex  e a constante transformação das pessoas na busca de qualidade de vida.

Para Dulcinéa Monteiro, a sabedoria da vida é a arte de ressignificar. “As vivências do tempo-Puer e do tempo-Senex acontecem ao longo da nossa vida, sem se circunscrever a alguma idade específica”, comenta.  

Assista ao vídeo.

Vídeo original do Canal da Odontogeriatria UFF