Um esclarecimento sobre o curso de Especialização em Psicotraumatologia

14/05/2019

 

 

Psicotraumatologia é o estudo do trauma psíquico, mais especificamente dos fatores e processos que antecedem, compõem e sucedem a traumatização psicológica. Desta maneira, entendemos que o trauma psicológico vai além do estudo do TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático), e engloba outros fenômenos psíquicos e comportamentais, assim como que o campo de estudo, prevenção e reparação do trauma se estende para além do consultório terapêutico e para além do modelo de atendimentos individuais.

 

 

Nosso modelo tem aplicações muito abrangentes para fisioterapeutas, terapeutas corporais, médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, dentistas, terapeutas ocupacionais, professores, educadores físicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentre outros, oferecendo ferramentas significativas para:

  • identificar o sofrimento humano decorrente do estresse traumático, e endereçar ajuda precoce, evitando cadeias importantes de comprometimento educacional, laboral, relacional;

  • promover processos psicoeducativos individuais e coletivos (para indivíduos de distintas idades e em distintos contextos profissionais) visando a prevenção de sintomas decorrentes do estresse traumático;

  • propiciar a resolução de traumas e intensificar a integração humana.

Nosso curso de Psicotraumatologia é uma pós-graduação que titula e forma especialistas capacitados para trabalhar com pessoas a nível individual e grupal, cujo certificado final é reconhecido pelo MEC. Com essa titulação a/o aluna/o terá o direito de atuar em qualquer lugar do país, de acordo com a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho - Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50 que regulamenta as profissões dos psicanalistas, analistas, terapeutas e psicoterapeutas, amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII, além de incrementar sua própria área de atuação com o aporte de conhecimentos do curso.

 

Os alunos são instados a produzirem um trabalho monográfico de conclusão de curso que dialoguem com suas experiências profissionais em curso, ou com a visão de futuro que descortina para si mesmo ao longo da jornada transformadora que representa essa pós-graduação. Neste trabalho que combina investigação prática, auto exploração e intervenções educativas e terapêuticas, as/os alunas/os exercem e refletem  sobre o compromisso - consciente e consequente - das suas profissões tanto no nível pessoal quanto social, assim como são convidadas/os a lidar com as questões éticas e implicativas dos seus conhecimentos.

 

O decreto 5.154/2004 prevê o desenvolvimento da educação profissional através de cursos e programas, em três planos: formação inicial e continuada de trabalhadores - inclusive integrada com a educação de jovens e adultos; educação profissional de nível médio; e educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação, reconhecendo que os cursos de especializações LATO-SENSU têm validade nacional e capacidade profissionalizante pela Resolução nº 1, de 08/06/2007-MEC. Com isso, quando a/o aluna/o se associar à pós-graduação, ela/e garante uma base teórica, prática, e respaldo legal para seu exercício na atividade de terapeuta. O IJBA (Instituto Junguiano da Bahia), forma especialistas há mais de 20 anos, sem necessidade de estar vinculado a conselhos advindos de associações civis.

 

Desejamos que cada aluna/o saia transformada/o e muito nutrida/o,  com disponibilidade para despertar o encontro analítico, curativo nas mais variadas profissões e atividades interpessoais, com o propósito de despertar o melhor do outro e de si.

 

Para nós é muito gratificante, ao final de cada curso, receber depoimentos do quanto essa jornada conjunta foi transformadora e fez a diferença positiva e virtuosa na vida de muitos alunos.

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