Receitas de poesia na psicologia

19/04/2019

Instituto Junguiano da Bahia reuniu profissionais de diversas áreas em encontro sobre psicologia e literatura.

 

 

 

Jung afirmava que a Psique cria realidade todos os dias e define essa realidade por fantasia. A ideia do psicanalista suíço ratifica a importante relação entre Psicologia e Literatura, temas abordados na quinta Jornada do Instituto Junguiano da Bahia, realizada entre os dias 11 e 13 de abril de 2019, na Casa do Comércio, que contou com a participação de Liliana Liviano Wahba, psicanalista junguiana e professora doutora da PUC-SP.

 

Mesas redondas, palestras, bate-papo e troca de vivências marcaram a “viagem para a compreensão do homem” proposta pelo tema da Jornada que agradou profissionais de diversas áreas e estudantes presentes nesta edição. Em cada apresentação, poesia e psicologia caminhavam paralelamente, convidando o público presente à reflexão. Os versos de Drummond, o sertanejo de Guimarães Rosa, as mulheres de Jorge Amado, o esoterismo de Ítalo Calvino, a musicalidade de Caymmi e Chico Buarque e a mágica sedução de Harry Potter - romance de J. K. Rowling- foram alguns ícones literários citados no encontro tão surpreendente quanto as estrofes que estão por vir de um poema.

A invejável disciplina para leitura do brasileiro José Midlin e o fabuloso passeio pela história por trás das escritas foram contadas por Absolon Macedo na palestra intitulada 1001 livros para ler antes de nascer. Jorlane Cassia Reis, psicóloga e atriz, ficou feliz com a mesa redonda A literatura infantil, composta pelas apresentações de Carla Maciel, Lídia Dantas e Roberta Mascarenhas, no sábado (13).

 

Belo convite - Se na poesia há fascínio e descoberta, difícil mesmo foi não se render aos encantos das palestras de Liliana Liviano Wahba, psicanalista Junguiana e professora doutora da PUC-São Paulo. Com serenidade na fala e domínio do tema, Liliana Wahba discorreu sobre criatividade, mitos, a essência do ser, paixões e obsessões. Citou Jung, Neumann, Freud; apresentou a polaridade entre a consciência e loucura.

Suas palavras soavam com naturalidade e atento, o público presente compartilhava do conhecimento da convidada. A psicanalista junguiana parabenizou a organização do evento e ressaltou sua admiração a pluralidade de saberes reunido na Jornada.

Para a psicóloga Natália Albernaz, nova aluna do curso de pós-graduação em Psicossomática, a especialização não poderia começar melhor. “Foi um evento incrível. Quanto aprendizado, amadurecimento e descobertas em tão pouco tempo. E o melhor, pude conhecer pessoas incríveis professores excepcionais e colegas que farão parte desse longo processo”, afirmou ao demonstrar sua satisfação com a experiência vivenciada na V Jornada do IJBA. “Creio que irei me surpreender ainda mais na Pós”, completou.

 

 

1/6

 

 

Lançamentos - O ambiente agradável se tornou propício ao lançamento do livro Oxum e a Iniciação Feminina, de Ermelinda Ganem Fernandes. A publicação que fala sobre a “deusa da fertilidade nagô” é fruto da pesquisa da autora para entender a orixá e sua relação com o papel da mulher.

O evento também abrigou o lançamento dos livros Assim Falaram Nietzsche e Jung, de Dulcinéa da Mata R. Monteiro, onde Carlos São Paulo e Ermelinda Ganem Fernandes são coautores, e Prumo, de Cristina Sobral, apresentadora do tema: A Poesia como símbolo individuante.

Entender a literatura como agente integrante do processo de conhecimento e autoconhecimento. Esse é o legado dos três dias de evento que reuniu profissionais de diferentes áreas para se encantar com a trama dos personagens do livro Uma vida sem glória, de Ruy Barreto; a paixão pela fotografia e a releitura poética do clique apresentado pelo médico Jorge Guedes; os heterônimos de Fernando Pessoa na fala de Ermelinda Ganem; a literatura como aliada e sua importância no atendimento terapêutico por Carlos São Paulo.

 

 

1/7

 

 

 

Diferentes abordagens e a arte literária sempre presente nas narrativas de professores do IJBA, como Ana Suely e o seu olhar ao apresentar as mulheres do mar na obra de Jorge Amado, Liana Netto, Carla Maciel e convidados como Marco Aurélio, Ana Farias, Márcio Leite, Eduardo Teixeira, Daniela Amaral, Roberta Mascarenhas, Lídia Dantas e Nathália Sá, que personalizaram os meios e se transformaram em excelentes companheiros na viagem proposta nesta Jornada.

 

Please reload

DESTAQUES

20/11/2019

Ver mais >

Please reload

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

ACESSO RÁPIDO
LOCALIZAÇÃO E CONTATOS

Alameda Bons Ares, 15, Candeal

Salvador - Bahia - Brasil

© 2018  by Instituto Junguiano da Bahia