Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização que titula e forma especialistas em Mitologia Comparada (abordagem junguiana).

Tem como missão desenvolver uma visão crítica sobre as diversas mitologias, correlacionando-as com temas psicológicos específicos. O curso propõe analisar as interfaces entre Psicologia Junguiana e Mitologia, diferenciando as diversas abordagens teóricas e metodológicas vinculadas a esses temas. Proporciona ao aluno o desenvolvimento pessoal, além de aplicações nas áreas terapêuticas, pedagógicas e organizacionais.

Geral

Propiciar um estudo das diversas mitologias, a partir de temas específicos e importantes da psique, tendo como âncora epistemológica o pensamento junguiano.

Específicos

1) Aprofundar discussões sobre o fenômeno da experiência mitológica, tomando como embasamento a importância das histórias de vida das diversas divindades, como referenciais na compreensão dos conflitos humanos.

2) Caracterizar a relação entre mitologia e práticas terapêuticas nas perspectivas psicológicas, psiquiátricas e sócio-antropológicas.

3) Discutir sobre as expressões das diversas mitologias, analisando-as através de enfoques psicossociais.

1. INTRODUÇÃO À MITOLOGIA COMPARADA

Ementa: Mito, Mitologema, Mitema, Rito e Religião. Mitologia e Arquétipo. A arte de ouvir e contar histórias. Mitologia e a sua relação com a origem e o sentido da existência. Mitos de criação e o desenvolvimento da consciência. A jornada do herói e da heroina em diferentes mitologias. Atualização de mitos no mundo contemporâneo. Histórias de vida e mitologia pessoal.

Docente responsável – Ermelinda Ganem Fernandes (doutora)

2. MITOS RELACIONAIS

Ementa: Conflitos relacionais a partir dos mitos relacionados a Androginia, Maternidade, Paternidade, Amor, Casamento, Sexualidade, Ciúme e Inveja. A traição e suas marcas. A saudade, A ambição e o poder. Os Predadores e presas. A importância dos mitos na compreensão dessas vivências e da importância das divindades envolvidas enquanto expressões de realidades arquetípicas.

Docente responsável – Ana Suely Vieira (mestre)

3. MITOS DA MATURIDADE

Ementa: A religiosidade e a fé. O Trabalho, a justiça e a ética. Os caminhos e seus atalhos. Os mergulhos na alma, a tristeza e a dor. O envelhecimento. A morte e seus equivalentes. A importância da compreensão dessas vivências no processo e na busca do sentido e significado da existência.

Docente responsável – Ana Suely Vieira (mestre)

4.TÓPICOS ESPECIAIS EM MITOLOGIA

Ementa: Seminários e discussões grupais. Pesquisa e projeto de pesquisa em mitologia/psicologia analítica. Conceitos básicos de metodologia científica. Subsídios para a elaboração de uma monografia. Produção de trabalho monográfico, e em concordância com as normas técnicas da ABNT e do IJBA/Escola Bahiana de Medicina.

Docente responsável – Ermelinda Ganem Fernandes (doutora).

AVALIAÇÃO:

Seminários/ Resenhas

Observação do grau de interesse, assiduidade e participação nas aulas.

Obtenção de 70% dos objetivos propostos.

Apresentação de Monografia

PROCEDIMENTO /TÉCNICAS

Aulas expositivas e dialogadas; debates sobre textos; discussões vinculadas a arte nas suas diversas expressões, tendo como embasamento as diversas mitologias e a vinculação ao pensamento junguiano.

Periodicidade: Uma vez por mês (Sexta e Sábado).

Sexta : 19h às 22h

Sábado: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Público-alvo: Profissionais graduados de qualquer área.

Mais informações
  • Mensalidade
  • R$500,00 (24 parcelas )

  • Carga horária

    360 horas

  • Nº de Disciplinas

    4

Mais cursos em destaque

Extensão

Mitologia e Violência contra a Mulher

A violência contra a mulher, tão presente nos mitos greco-romanos, reflete os contextos que produziram estas narrativas, e também nos mostra como elas não parecem pertencer ao passado. Reclusas, silenciadas, objetos de troca, de desejo e violência, as mulheres míticas, via de regra, estão vinculadas uma figura m [...]

Extensão

Uma vida que faz sentido – Destino como sina, hamartia e escolha

Somos constantemente subjugados por caprichos da vida, estando submetidos a um império de contingências independentes de nossa deliberação, mas que podem contar com aquilo que os romanos antigos denominavam “Amor Fati” (“amor ao fado” – acolhimento da Sina). Os rumos de nossa vida são também direcio [...]

Escolha seu curso e inscreva-se