A imaginação guiada é uma ferramenta terapêutica acessível e poderosa que se utiliza de palavras, imagens, atmosfera e lembranças para conectar consciente e inconsciente, e proporcionar ao indivíduo ser criador da sua experiência de cura.

O curso Imaginação Guiada tem por objetivo utilizar palavras, imagens, atmosferas e lembranças para evocar uma resposta sensorial e psíquica que abre campos de cura psicofísicos, propondo a conexão entre consciente e inconsciente, proporcionando ao indivíduo ser criador de sua experiência de cura.

O que é Imaginação Guiada?

  • A ferramenta Terapêutica
  • Tipos de Imaginação Guiada
  • Aplicações da imaginação guiada
  • Quando usar Imaginação Guiada no Setting Terapêutico
  • Experimentando uma Imaginação Guiada
  • Exemplo de Roteiro de Imaginação Guiada

2. Como as Imagens influenciam na cura?

  • Imagem, Imaginação e Imaginário
  • Corpo, Imaginação e cura
  • Os 5 sentidos da percepção na Imaginação Guiada
  • Memória e Imaginação Guiada

3. Narrativas de cura

  • A estrutura dramática da Imaginação Guiada
  • Mitos e símbolos: matérias primas para Imaginação guiada.
  • Pontos de partida autobiográficos: memórias, sonhos, acontecimentos, histórias de família…

4. Criando suas próprias Imaginações Guiadas

  • Identificando as necessidades do paciente
  • Traçando objetivos terapêuticos
  • Selecionando o tema central da Imaginação Guiada
  • Cenário, personagens, ação e desfecho.Elementos auxiliares: sensibilização, o ambiente, a música, estímulos olfativos, a voz do terapeuta-narrador, atividades e/ou escuta pós Imaginação Guiada.
    Projeto de Imaginação Guiada.

 

Bibliografia

 

  • ARISTÓTELES. Arte Poética. Trad. Pietro Nasceti. São Paulo: Martim Claret, 2005.
  • AUSTIN, Jonh Langshaw. Quando dizer é fazer: Palavras e ação. Trad. Danilo Marcondes de Souza Filho. Porto alegre: Artes médicas, 1990.
  • BACHELARD, Gaston. A poética do Espaço. Trad.: Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1989a.
  • A poética do Devaneio. Trad.: Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
  • BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior do que o mundo: Antologia. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
  • BERGSON, Henri. Matéria e Memória. Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes: 1999.
  • BERNAT, Isaac Garson. Encontros com o griot Sotigui Kouyaté. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.
  • BONDÍA, Jorge Larossa. Tremores: escritos sobre experiência. Trad.: Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
  • CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
  • CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. Com Bill Moyers. Org. Betty Sue Flowers. Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 2008.
  • O Herói de Mil Faces. Trad.: Adail Ubirajara. São Paulo: Pensamento, 2007.
  • DAMÁSIO, Antônio R. O Mistério da Consciência: do Corpo e das Emoções ao Conhecimento de Si. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Público-alvo: Profissionais que atuam nas áreas de arte, educação , psicologia e arteterapia.

Lílith Marques  – Doutora, Mestre e Bacharel em Artes Cênicas pela UFBA. Arteterapeuta Junguiana (IJBA) em exercício clínico. Professora de Teatro Terapêutico na Pós-Graduação em Arteterapia do IJBA. Arteterapeuta e professora de teatro no projeto social Vida Plena (Sociedade Hólon – Salvador). Foi professora substituta da Escola de Teatro da UFBA (2014/15). Investiga na cena contemporânea: Imagem Poética, Mitopoiese, Teorias do Imaginário Dramaturgia Contingente e Anatomia Emocional.

 

Mais informações
  • Mensalidade
  • R$250,00 (1 parcela )

  • Carga horária

    16

  • Nº de Disciplinas

    4

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