23º CURSO DE PSICOTERAPIA ANALÍTICA

 

INÍCIO: 14 E 15 DE AGOSTO DE 2020

Carga Horária: 800h

Periodicidade: Uma vez por mês (sexta e sábado)

Parcelas: 36 meses no valor de R$ 750,00

Coordenação do Curso: Carlos São Paulo

CLIENTELA

 

Graduados em Medicina e Psicologia.

  

JUSTIFICATIVA

"Conhece-te a ti mesmo" - essa inscrição encontrada no templo de Delfos foi para o grande orador francês Bossuer, a ciência mais importante para a vida humana. Sabemos ao longo dos séculos, que precisamos de ajuda para esse mergulhar em si mesmo. O desafio desse nosso curso é ensinar (aos que pretendem exercer essa profissão) essa arte, ciência, esse aprendizado difícil que ninguém chega sozinho. 

Acontecimentos em nossas vidas, em momentos em que estamos despreparados para compreendê-los e suportá-los, podem se tornar um processo inconsciente de compensar fixações nesses episódios já vividos, tendo por consequência uma cegueira que faz o indivíduo se perder. Entender seus próprios caminhos com sabedoria é o desafio para quem mergulha em si mesmo com a ajuda do Analista Junguiano.

Como analistas, aprendemos a escutar não somente as ideias que nossos clientes expressam como também o silêncio entre elas. Convivemos com os enigmas dos seus sonhos, verdadeiros sensores do que sentimos e não temos consciência.

Nossos sonhos trazem experiências da humanidade que de alguma forma foram vividas pelo sonhador. Quando conseguimos conectar essas imagens, com aquelas trazidas pelas narrativas de nosso clientes, incluindo seus silêncios, gestos, modulação da voz, ou qualquer outra das chamadas “pequenas percepções”, provocamos nossos pacientes com uma questão levantada a partir desse material, até que consigamos gerar as reflexões que chamamos de insight.

 

Quando um indivíduo em análise se confronta com a problemática pessoal e suas relações humanas, como as parentais e outras, desencadeiam suas emoções, sua agressividade, angústias, obsessões, tensões, fantasias, sonhos e ambições. E então começa a dialética com o inconsciente. É aí que surge uma nova dimensão da vida e você se dá conta que - o inconsciente existe! Nessa busca do conhecimento de si mesmo, progressivamente acontece uma transformação e uma nova ordem se impõe. Dessa forma nasce um novo mundo, o da vida interior, com sua existência própria. Aparece um novo sentido de vida. 

 

Esse curso de Pós-Graduação Lato Sensu titula e forma especialista em Psicoterapia Analítica. É realizado desde 1993 pelo Instituto Junguiano da Bahia. Reconhecido pelo MEC.

OBJETIVO

 

O 23 º Curso de Psicoterapia Analítica objetiva contribuir para elevar a qualificação profissional de médicos (de qualquer especialidade) e psicólogos no âmbito da Psicoterapia Analítica com bases nas diretrizes do CRP (Conselho Regional de Psicologia), CRM (Conselho Regional de Medicina) e MEC para especialização.            

 

Aprendizagem dos principais conteúdos teóricos da Psicologia Junguiana e suas conexões com os avanços na neurociência e psiquiatria. Treinamento em serviços das mais frequentes abordagens da Psicologia Analítica, envolvendo técnicas e situações clínicas diferenciadas. Permuta de experiências de atuação, produção científica e divulgação cultural dos conhecimentos e produções derivadas do curso.

DISCIPLINAS

 

 Fundamentos da Psicologia Analítica (90h);

- Psicologia Junguiana Avançada (155h);

- Psicopatologia Médica e a Mitologia como Ferramenta Simbólica (60h);

- Psicossomática (45h);

- Psicologia Analítica Aplicada (165h);

- Metodologia Científica (70h).

No início desse curso, a disciplina Fundamentos da Psicologia Analítica (FPA) é comum a diversas turmas e, por isso, durante os cinco primeiros meses (de abril a setembro) os alunos das diversas formações assistem as aulas juntos. Esse é um momento em que a convivência com os que seguem outros cursos se torna necessária. Já na primeira aula, haverá uma explanação geral da teoria para que os estudantes se familiarizem com os principais conceitos e a práxis psicoterápica. Depois, cada tema será trabalhado isoladamente e com mais profundidade. No final será feita uma avaliação por meio de um seminário em que os alunos apresentarão o trabalho recomendado, em grupo ou individualmente.

Psicologia Junguiana Avançada (PJA) leva o aluno a desenvolver melhor o conhecimento da obra de C. G. Jung e saber articular o raciocínio da teoria com a prática. Nela estudaremos:

  • Psicologia Analítica e Alquimia;

  • Estudos dos Sonhos com a prática e treinamentos;

  • Estudo dos Mitos, Contos de Fadas, Literatura, Religião e Espiritualidade;

  • O Estudo Junguiano da Psicossomática;

  • Aspectos Clínicos da Análise Junguiana;

  • Desenvolvimento da Personalidade;

  • Tópicos Contemporâneos em Psicologia Analítica;

  • Psicologia Analítica e Arte;

  • A Obra Literária como Ferramenta Simbólica;

  • Cuidados Paliativos;

  

A Psicopatologia Médica e a Mitologia como Ferramenta Simbólica. Nela estudaremos:

  • Transtorno de Ansiedade;

  • Transtorno Delirantes;

  • Transtornos da Personalidade;

  • Transtorno do Sono;

  • Noções de Psicofarmacologia;

  • Transtorno Obsessivo Compulsivo;

  • Psicopatologia na Perspectiva da Psicologia Arquetípica;

  • Transtornos dos Hábitos e dos Impulsos;

  • Dependências Abusos e Compulsões;

  • Transtornos Emocionais (de Humor) e Suicídio;

  • Estresse Pós-traumático;

           

A Psicossomática fica sob a orientação da Profa. Dra. Denise Ramos (PhD - PUC) baseado em seu livro A PSIQUE DO CORPO (45h). Nessa disciplina estudaremos:

  • O Modelo Analítico das Doenças Orgânicas;

  • A Doença como Expressão Simbólica;

  • O Corpo Simbólico – discussão de casos clínicos;

  • A Prática Clínica;

 

Obs: Durante o segundo ano, haverá aulas na sexta-feira à tarde, no período que vai de março a dezembro. O objetivo é reforçar a aprendizagem com revisões e treinamentos.

           

A disciplina Psicologia Analítica Aplicada (PAA) consiste em aprofundar e articular na prática o conhecimento teórico até aqui. Nessa disciplina estudaremos:

  • Procedimentos e Práxis da Psicologia Analítica;

  • O Treinamento no Trabalho Clínico com o Jogo de Areia;

  • Grupo de Supervisões dos Casos Clínicos;

  • Treinamento com a Imaginação Ativa;

  • Treinamento com os Sonhos;

  • Treinamento com Técnicas Expressivas (argila, colagens, desenhos, mandalas e etc.);

  • Treinamento em outras Técnicas Psicoterápicas;

  • Uso da Linguagem;

​ 

No período de maior atividade na Clínica Escola, nos últimos seis meses, as aulas ocorrerão apenas aos sábados (manhã e tarde) seguindo um calendário quinzenal. É facultado a frequência de uma vez ao mês, caso o aluno não queira ou não possa comparecer quinzenalmente.

 

Cada aluno terá o seu orientador que o acompanhará, em grupos de supervisão, deixando-o em condições de ser um Analista Junguiano.

 

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

 

- Frequentar 75% das aulas.

- Obter do professor orientador das supervisões a aprovação.

- Apresentar o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) por meio de uma monografia.

 

Obs: Esse item a Profa. Dra. Ermelinda Ganem utiliza-se de técnicas para ajudar o aluno a criar, desenvolver e concluir o seu trabalho. Trata-se do seu método criativo que tem conseguido, nesses últimos anos, que quase 100% dos alunos façam esse trabalho.

 

Com as Atividades Programadas e Atendimentos Clínicos (212 horas) o curso terá uma carga total de 797 horas.

Nossa equipe de professores:

 

Waldemar Magaldi, Ajax Salvador, Ma. Tereza Nappi Moreno, Marcos Callia, Denise Ramos, Dulcinéia Monteiro, Iraci Galiás, Nairo Vargas e outros professores que já ensinam em universidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Contamos ainda com os professores locais:

Carlos São Paulo, Ana Suely, Aicil Franco, Mauro Gazzola, Liana Netto, Lidia Dantas, Ermelinda Ganem, Roberta Mascarenhas, Absolon Macedo, Marco Medrado e Camila Baqueiro.

 

Obs: A Bibliografia estará disponível nas ementas, junto com outras orientações, no Portal do Aluno cujo acesso é restrito ao estudante já matriculado.

Carga Horária: 797h

Periodicidade: Uma vez por mês (sexta e sábado).

  • 1° ano

Sexta : 19h às 22h

Sábado: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

  • 2° ano

Sexta : 14h às 18h e das 19h às 22h

Sábado: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Parcelas: 36 meses no valor de R$ 750,00

Coordenação do Curso: Carlos São Paulo - Médico - Diretor e Fundador do Instituto Junguiano da Bahia.

Conecte-se ao IJBA:

Facebook: www.facebook.com/institutojunguianodabahia

Twitter: www.twitter.com/junguianobahia

YouTube: www.youtube.com/InstitutoJunguiano

 

Mais Informações:

Tel.: (71) 3356-6811 / 99927-8183

End.: Alameda Bons Ares 15, Candeal, Salvador-BA 

ACESSO RÁPIDO
LOCALIZAÇÃO E CONTATOS

Alameda Bons Ares, 15, Candeal

Salvador - Bahia - Brasil

© 2018  by Instituto Junguiano da Bahia