Psicoterapia Analítica

Psicoterapia Analítica

Avaliações (0)

Psicoterapia Analítica

Pós-Graduação

AULA INAUGURAL : 19 e 20 de Março de 2021
CLIENTELA:

Graduados em Medicina e Psicologia.

Carga Horária: 800h

Periodicidade: Uma vez por mês (sexta e sábado).

 

JUSTIFICATIVA

“Conhece-te a ti mesmo” – essa inscrição encontrada no templo de Delfos foi para o grande orador francês Bossuer, a ciência mais importante para a vida humana. Sabemos ao longo dos séculos, que precisamos de ajuda para esse mergulhar em si mesmo. O desafio desse nosso curso é ensinar (aos que pretendem exercer essa profissão) essa arte, ciência, esse aprendizado difícil que ninguém chega sozinho.

Acontecimentos em nossas vidas, em momentos em que estamos despreparados para compreendê-los e suportá-los, podem se tornar um processo inconsciente de compensar fixações nesses episódios já vividos, tendo por consequência uma cegueira que faz o indivíduo se perder. Entender seus próprios caminhos com sabedoria é o desafio para quem mergulha em si mesmo com a ajuda do Analista Junguiano. A formação do analista, portanto, deverá ser essencialmente individual. Isso não quer dizer que não existem meios não analíticos para se alcançar este conhecimento. Mas a análise psicológica é a forma mais adequada.

Quando um indivíduo em análise confronta-se com a problemática pessoal e suas relações humanas, como as parentais e outras, desencadeiam suas emoções, sua agressividade, angustias, obsessões, tensões, fantasias, sonhos e ambições. E então começa a dialética com o inconsciente. É ai que surge uma nova dimensão da vida e você se dá conta que – o inconsciente existe! Nessa busca do conhecimento de si mesmo, progressivamente acontece uma transformação e uma nova ordem se impõe. Dessa forma nasce um novo mundo, o da vida interior, com sua existência própria. Aparece um novo sentido de vida.

Esse curso de Pós-Graduação Lato Sensu titula e forma especialista em Psicoterapia Analítica. É realizado desde 1993 pelo Instituto Junguiano da Bahia.

OBJETIVO

O 23 º Curso de Psicoterapia Analítica objetiva contribuir para elevar a qualificação profissional de médicos e psicólogos no âmbito da Psicoterapia Analítica com bases nas diretrizes do CRP (Conselho Regional de Psicologia), CRM (Conselho Regional de Medicina) e MEC para especialização. Aprendizagem dos principais conteúdos teóricos da Psicologia Junguiana e suas conexões com os avanços na neurociência e psiquiatria. Treinamento em serviços das mais frequentes abordagens da Psicologia Analítica, envolvendo técnicas e situações clínicas diferenciadas. Permuta de experiências de atuação, produção científica e divulgação cultural dos conhecimentos e produções derivadas do curso.

DISCIPLINAS

– Fundamentos da Psicologia Analítica;

– Psicologia Junguiana Avançada

– Psicopatologia

– Psicossomática

– Psicologia Analítica Aplicada

– Metodologia Científica

No início desse curso, a disciplina Fundamentos da Psicologia Analítica (FPA) é comum a diversas turmas e, por isso, durante os cinco primeiros meses os alunos das diversas formações assistem as aulas juntos. Esse é um momento em que a convivência com os que seguem outros cursos se torna necessária. Já na primeira aula, haverá uma explanação geral da teoria para que os estudantes se familiarizem com os principais conceitos e a práxis psicoterápicas. Depois cada tema será trabalhado isoladamente e com mais profundidade.

A disciplina FPA vai de maio a setembro de 2020 e tem a carga horária de 90h. No final será feita uma avaliação por meio de um seminário em que os alunos apresentarão o trabalho recomendado, em grupo ou individualmente. Há também a opção de apresentar um artigo científico, mostrando os conhecimentos adquiridos sobre determinado tema, de forma individual.

A disciplina seguinte chama-se Psicologia Junguiana Avançada (PJA) e dentro dela vamos aprender:

– Psicologia Analítica e Alquimia;

– Estudos dos Sonhos com prática e treinamentos;

– Estudo dos Mitos, Contos de Fadas, Literatura, Religião, Espiritualidade e Ética;

– A Psicopatologia Médica estudada sob a ótica junguiana;

– O Estudo Junguiano da Psicossomática;

– Desenvolvimento da Personalidade;

– Aspectos Clínicos da Análise Junguiana;

– Psicologia Analítica e a Jornada do Herói;

– Função Transcendente estudada com profundidade por meio da literatura, mitos, contos de fadas e etc;

– Tópicos Contemporâneos em Psicologia Analítica;

– Psicologia Analítica e Arte;

– Tanatologia.

Essa disciplina tem uma carga horário de 155 horas e se estende por todo o ano de 2020. Acrescenta-se ainda duas outras disciplinas: Psicopatologia estudada do ponto de vista da Psicologia Analítica (60h) e a Psicossomática que é estudada sob a orientação da Dra. Denise Ramos (PhD – PUC) baseado em seu livro A PSIQUE DO CORPO (45h).

Durante o ano de 2021 haverá aulas na sexta-feira à tarde, no período que vai de março a dezembro. O objetivo é reforçar a aprendizagem com revisões e treinamentos. Contamos nessa disciplina com professores vindos de São Paulo: Waldemar Magaldi, Simone Magaldi, Ajax Salvador, Iracy Galiás, Nairo Vargas, Denise Ramos, Marcos Callia, Victor Palomo e outros do quadro da SBPA (Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica).

Em 2020 haverá duas disciplinas: Psicologia Analítica Aplicada (PAA) com a carga horária de 165 horas e Metodologia Científica (MC) com 70 horas.

A disciplina consiste em:

– Procedimentos e Práxis da Psicologia Analítica;

– O Treinamento no Trabalho Clínico com o Jogo de Areia;

– Grupo de Supervisões dos Casos Clínicos;

– Treinamento com a Imaginação Ativa;

– Treinamento com os Sonhos;

– Treinamento com Técnicas Expressivas (argila, colagens, desenhos, mandalas e etc.);

– Treinamento em outras Técnicas Psicoterápicas;

No período de maior atividade na Clinica Escola, de outubro de 2021 a abril de 2022, as aulas ocorrerão apenas aos sábados (manhã e tarde) seguindo um calendário quinzenal. Para aqueles que moram fora é facultado a frequência de uma vez ao mês. Cada aluno terá o seu orientador que o acompanhará em grupo de supervisão, deixando-o em condições de ser um Analista Junguiano.

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

– Frequentar 75% das aulas.

– Obter do professor orientador das supervisões a aprovação.

– Apresentar o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) por meio de uma monografia.

Obs: Esse item a Dra. Ermelinda Ganem utiliza-se de técnicas para ajudar o aluno a criar, desenvolver e concluir o seu trabalho. Trata-se do seu método criativo que tem conseguido, nesses últimos anos, que quase 100% dos alunos façam esse trabalho.

Com as Atividades Programadas e Atendimentos Clínicos (215 horas) o curso terá uma carga total de 800 horas.

Carga Horária: 800h

Periodicidade: Uma vez por mês (sexta e sábado).

1° ano

Sexta : 19h às 22h

Sábado: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

A partir do 2° ano

Sexta : 14h às 18h e das 19h às 22h

Sábado: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Parcelas: 36 meses no valor de R$ 750,00

Coordenação do Curso: Carlos São Paulo – Médico – Diretor e Fundador do Instituto Junguiano da Bahia.

Duração do Curso: 36 meses

A disciplina PJA leva o aluno a desenvolver melhor o conhecimento da obra de C. G. Jung e saber articular o raciocínio da teoria com a prática.

Nela estudaremos: Transtorno de Ansiedade; Transtorno Delirantes; Transtornos da Personalidade; Transtorno do Sono; Noções de Psicofarmacologia; Transtorno Obsessivo Compulsivo; Psicopatologia na Perspectiva da Psicologia Arquetípica; Transtornos dos Hábitos e dos Impulsos; Dependências Abusos e Compulsões; Transtornos Emocionais (de Humor) e Suicídio; Estresse Pós-traumático.

Sob a orientação da Profa. Dra. Denise Ramos (PhD - PUC) baseado em seu livro A PSIQUE DO CORPO (45h). Nessa disciplina serão estudados: O Modelo Analítico das Doenças Orgânicas; A Doença como Expressão Simbólica; O Corpo Simbólico – discussão de casos clínicos; A Prática Clínica.

A disciplina PAA consiste em aprofundar e articular na prática o conhecimento teórico até adquiridos.

Comentários


Endereço

Alameda Bons Ares, 15
Candeal, Salvador – BA.
Cep: 40.296-360

Mapa